sábado, 9 de fevereiro de 2013

Dinâmicas para sala de aula



O ano letivo iniciou e é hora de "fresh up" nosso estoque de atividades e dinâmicas para nossos alunos. Registro aqui algumas bem legais que baseado em alguns livros, modifiquei e são as favoritas dos meus alunos, tanto crianças, teens e adultos, espero que gostem e faça bom uso delas:

1 - The Investigator

Nivel: Básico
Tempo: 20 minutos
Recursos: Sacola de pano com temas (ex: the missing notebook, the lost lunch box...)
Tópico: WH- questions/ Simple Past

Step 1 - Organize a turma em círculo, esclarecer aos alunos acerca do vocabulário usado pelos reporters (WHO, WHERE, WHEN, HOW, WITH WHOM, WHY...) 

Step 2 - Escolha um detetive que deverá ir até a sacola e escolher um tema, cada reporter pode contar com 2 assistentes e juntos elaboraram as perguntas para o tema escolhido;

Step 3 - O reporter entrevista os colegas.

Exemplo: Tema: The Lost pencilcase:

Questions: When did you last see the Mariana's pencilcase?
                    What color is it?
                    What did you have inside the pencilcase?


2- Match the pictures

Nivel: Iniciante ao Avançado
Tempo: 20 minutos
Recursos: Sets com tiras de papel e gravuras ou objetos
Tópico: Vocabulário geral

Step 1 - Coloque em uma caixa ou em cima da mesa, tiras com as palavras que serão utilizadas (opostos, substantivos, adjetivos, verbos), na sala, esconda as gravuras previamente debaixo de carteiras, mesas, ou  mesmo coladas na parede com o lado oposto para que os alunos não possam visualizar.

Step 2- Em duplas, alunos escohem um grupo de palavras e devem associá-las com as gravuras, vence os alunos que completarem seu set.

Exemplo: Tema: Opposite Adjectives (Tall, short, young, old...)




3 - The GPS

Nivel: Básico
Tempo: 30 minutos
Recursos: Gravuras de estabelecimentos comerciais, venda para os olhos.
Tópico: Preposições e estabelecimentos comerciais, frases de orientação

Step 1 - Separe gravuras de estabelecimentos da cidade previamente estudados em sala:
 ( Supermarket, firestation, Park, Drugstore, School, Shoe store...) e preposições ( Next to, in front of, behind, besides...)


Step 2 - Essa atividade é melhor executada em uma sala grande ou leve os alunos para algum lugar aberto. Organize as gravuras no chão de maneira a formarem uma ou duas ruas com os estabelecimentos.


Step 3 - Em duplas, um aluno será o pedestre e outro o GPS, o pedestre deve estar vendado e seguir as orientações do GPS para chegar até o destino, vence quem chegar em menos tempo.

Exemplo: Diga a frase: You need to buy bread
                 O aluno pedestre deve estar vendado e girar 2 vezes;
                 O aluno GPS deve orientá-lo até o local:  Go straight,    
                 turn right, walk two steps, Stop! 
                 The place is the Bakery.


4 - The Crazy Talk

Nivel: Intermediário e Avançado ( Teens e Adultos)

Tempo: 30 minutos
Recursos: Gravuras diversas ou objetos
Tópico: Free Conversation


Step 1 - Dentro de uma sacola de pano (adoro elas!) coloque gravuras diversas ou pequenos obejtos (quanto mais diferentes melhor como: Grampeador, Baton, chiclete, giz de cera, escova de dente, espelho,brinco...)

Step 2 - Inicie em um círculo e diga que eles devem retirar um objeto da sacola e inserir no diálogo mas que faça sentido, quem não conseguir sai do círculo, o campeão é quem usar o mais número de objetos dentro do diálogo de forma coerente. 

Exemplo: It's Carnival and I'm going to Floriano.....(objeto: escova de dente), but before, I have to brush my teeth with my toothbrush...

Have fun!






Nenhum comentário:

Postar um comentário