domingo, 11 de março de 2012

Como aprender inglês?


Muito se fala em métodos para aprender uma segunda língua,nós professores, na universidade estudamos várias abordagens para o ensino de inglês. Algumas são:

1 -  Abordagem Gramática/Tradução surgiu com o interesse pelas culturas grega e latina na época do renascimento e continua sendo usada hoje, como o próprio nome diz, é baseada no ensino de gramática e tradução de textos. Muito usada em escolas.O objetivo desta metodologia que foi exclusiva, até o início do século XX, era o de transmitir um conhecimento sobre a língua  através do acesso a textos literários e a um domínio da gramática. Propunha-se a tradução e a versão como base de compreensão da língua em estudo. O dicionário e o livro de gramática eram, portanto, intrumentos úteis de trabalho.

2 - Abordagem direta - O princípio fundamental era o de que a aprendizagem da língua estrangeira deveria se dar em contato direto com a língua em estudo. A língua materna deveria ser excluída da sala de aula. A transmissão dos significados dava-se através de gestos, gravuras, fotos, simulação, enfim, tudo o que pudesse facilitar a compreensão, sem jamais recorrer à tradução.O termo “direta” se refere ao acesso direto ao sentido sem intervenção da tradução, de forma a fazer com que o aprendiz pensasse somente na língua estrangeira.

3 - Abordagem Áudio-lingual - Os princípios básicos desta abordagem eram: a língua é fala e não escrita. A língua era vista como um conjunto de hábitos condicionados que se adquiria através de um processo mecânico de estímulo e resposta. As respostas certas dadas pelo aluno deveriam ser imediatamente reforçadas pelo professor. A metodologia áudio-oral era baseada nos princípios da psicologia da aprendizagem.

4 - Abordagem Comunicativa -  A abordagem comunicativa centraliza o ensino da língua estrangeira na comunicação. Trata-se de ensinar o aluno a se comunicar em língua estrangeira e adquirir uma competência de comunicação. Este conceito foi desenvolvido por Hymes (1991) baseado em reflexões críticas sobre a noção de competência e performance de Chomsky.Esta é na minha opinião, a abordagem mais completa, pois leva o aluno a se comunicar, a formar seu pensamento, interagir e realmente se apropriar de seu conhecimento. O prinicipal obejtivo é se comunicar em vez de apenas promover um acúmulo de conhecimento gramatical ou de frases memorizadas com fórmulas engessadas.
Adaptado apartir de: http://www.hottopos.com.br/videtur6/selma.htm

Aplico a abordagem comunicativa com meus alunos, por que:
 "Acquisition requires meaningful interaction in the target language - natural communication - in which speakers are concerned not with the form of their utterances but with the messages they are conveying and understanding." (Stephen Krashen)

 

 Mas, na verdade, o melhor método ou abordagem para se aprender uma nova língua, é aquele que você se sente mais confortável, que realmente ajuda e orienta em seu aprendizado. Afinal de contas, não importa a forma, o que importa mesmo, é você ser capaz de se comunicar.

Bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário