Todos nós temos criatividade, o segredo é aprender a desenvolve-la.E para professores, criatividade é a ferramenta mais importante para ativar o cérebro de nossos alunos. Nas aulas de Inglês, então!
Mas como podemos dar o click na chavinha de nossa criatividade? Primeiro, precisamos lembrar que:
Para STEIN, “a criatividade é o processo resultante
em uma obra pessoal, aceita como útil ou satisfatória por um grupo social, em
determinada época”. (GUTIERREZ & HADJIDANNOV, 1975, p. 12). Segundo o Dictionnaire
de Psychologia de SILLAMY a criatividade é a disposição para criar
existente, em estado potencial em todos os indivíduos e em todas as idades e
estreitamente dependente do ambiente sociocultural.
Assim, quando fazemos nosso planejamento, devemos considerar as diversas variáveis possíveis para se aprender: A música, o filme, a revistinha em quadrinho e até mesmo uma simples conversa com nossos alunos pode desencardear o processo criativo.
Aqui vão algumas dicas,faça as devidas adaptações à sua realidade e procure
colocá-las em prática:
- Use jogos educativos e atividades lúdicas em suas aulas.
- Aproveite todo o ambiente escolar.
- Busque auxílio nos meios de comunicação.
- Valorize a opinião dos seus alunos.
- Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.fontes: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/1275/5-dicas-para-criatividade-em-sala-de-aulahttp://www.amapadigital.net/ivaldo_view.php?ID=44
O video abaixo, extraído do Youtube, Heloisa Padilha apresenta: Como se desenvolve a criatividade? O que o professor pode fazer para que seus alunos sejam criativos ao produzir um texto ou fazer um desenho? Muitas vezes a criatividade é associada ao laissez-faire (deixa-rolar), mas é melhor que a proposta de trabalho contenha um desafio porque a criatividade costuma ser a solução para problemas causados pelo obstáculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário