terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

COMO ADMINISTRAR A SALA DE AULA

Faz parte de nossa realidade de professor ter turmas heterogeneas (aqueles que gostam de inglês, os que odeiam, quem não sabe muita coisa, quem faz curso de inglês e se acha o máximo...) e por ai vai....Mas temos que ter estratégias para lidar com todos eles de forma ética, gentil e motivadora. E ainda temos que administrar a sala de aula e suas particularidades. No livro de José Florêncio Rodrigues Junior, como ilustra muito bem a capa, temos que ser polvos, com tentáculos preparados para lidar com as mais diversas situações em sala. Fazendo um breve resumo deste livro prático de leitura fácil que pode nos auxiliar e fazer um "Refreshment"  na nossa prática pedagógica, pois como bons professores que somos, devemos sempre buscar estudar, modificar e inovar em sala. Aqui estam alguns pontos relevantes do livro:


-A disciplina da classe é um dos aspectos vitais da instrução. Sem uma administração adequada da sala de aula, a instrução é quase impossivel.

- José Florêncio propoem sete condutas distintivas de professores eficientes:

1 - PROATIVIDADE - Descrito um conjuto de condutas do professor onde o aluno é engajado nas atividades e assim, disposto a cooperar de um modo geral, o professor proativo está sempre a frente e prevê a possibilidade de que algo venha acontecer para atrapalhar a aprendizagem, ele procura antecipar o problema e já entrar em sala com uma estratégias para esse tipo de situação;

2 - ONIPRESENÇA - Professores eficientes desenvolvem a habilidade de ocupar todo espaço fisico da sala, circulando entre as carteiras, bom timbre de voz para alcançar a todos, mas também sem se desgastar. Quando faz isso, ele pode dar assitencia aos alunos, orientar-los;

3 - SIMULTANEIDADE - Capacidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo, o professor competente consegue manter o andamento de várias atividades sem perder o foco e qualidade de seu trabalho;

4 - CONTINUIDADE - Esse ítem está relacionado ao planejamento, professores não podem começar fazendo uma correção e no meio lembrar que deixou de fazer algo e interromper, devemos fazer um planejamento e organizar o tempo de cada atividade sempre finalizando cada uma delas;

5 - PIQUE - Professores eficientes sempre deixam uma expectativa no ar, mantem os alunos produzindo e não se deixa abater e nem diminuir o ritmo durante a aula;

6 - COBRANÇA - Feita de forma firme e sempre lembrando aos alunos qual o propósito de estarem ali, a sala de aula pode e deve ser um ambiente descontraido, porém organizado e com disciplina para que sejam atingindos os objetivos;

7 - VARIEDADE - Nas salas de professores eficientes, as coisas nunca acontecem do mesmo jeito, dentro do planejamento devemos desenvolver atividades diferentes na hora da exposição de um conteúdo, essa variedade promove atenção e curiosidade dos alunos, é como se todo dia ou quase todo dia a aula de inglês nunca é a mesma;


Esse comportamento do professor descrito pelo autor permite que possamos conduzir nossas aulas de forma produtiva e eficiente com um ambiente favorável ao aprendizando. Agora é só incorpora-las na nossa rotina com calma, planejamento e compromisso.

Bom trabalho a todos!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

Thanks a lot.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

It's Carnival! - Vocabulary




Estamos vivendo o Carnaval esses dias, muitas celebridades estão no Brasil (Rio, São Paulo, Salvador- para se mais exata), e muitos turistas de várias partes do mundo e a língua principal? English - Of Course.
Então como mostramos nosso carnaval para eles? 

So, let's learn somethings about it:


Carnival is a festive season which occurs immediately before Lent; the main events are usually during February. Carnival is a public celebration or parade combining some elements of a circus, mask and public street party. People often wear funny costumes or masquerade during the celebrations. The Brazilian Carnival is one of the best-known celebrations today, but many cities and regions worldwide celebrate with large, popular, and days-long events. In Rio de Janeiro, the traditional Samba school's parade which are made at the Sambadrome, my favorite is Mangueira, I love to see the Carnival Costumes, The Front Commission are always a  beautiful performace to appreciate, another favorite for me is Drum  Section  and all the Floats.
Adapted from Wikipedia

                                             Vocabulary about Carnival





Ala da bateria – Drum section
Ala das Baianas – The Baianas section
Barracão – Hovel
Carro alegórico – Float
Comissão de frente – The front comission
Desfile das escolas de samba – Samba schools’s parade
Desfile de Carnaval – Carnival Parade
Ensaio de escola de samba – Samba school tryout
Ensaios – Rehearsals

Fantasias - Carnival costume
Pular Carnaval - To celebrate Carnival
Escola de samba – Samba school
Folião (que participa do desfile) – Parader, reveler (amer.), reveller (brit.)
Mestre de cerimônias – Master of ceremonies
Porta-bandeira – Flag-bearer
Rainha da bateria – Drum (section) queen
Samba-enredo – Samba-plot
Sambódromo – Sambadrome

Lent- Quaresma.

But, please, don't forget, have fun and....




Dinâmicas para sala de aula



O ano letivo iniciou e é hora de "fresh up" nosso estoque de atividades e dinâmicas para nossos alunos. Registro aqui algumas bem legais que baseado em alguns livros, modifiquei e são as favoritas dos meus alunos, tanto crianças, teens e adultos, espero que gostem e faça bom uso delas:

1 - The Investigator

Nivel: Básico
Tempo: 20 minutos
Recursos: Sacola de pano com temas (ex: the missing notebook, the lost lunch box...)
Tópico: WH- questions/ Simple Past

Step 1 - Organize a turma em círculo, esclarecer aos alunos acerca do vocabulário usado pelos reporters (WHO, WHERE, WHEN, HOW, WITH WHOM, WHY...) 

Step 2 - Escolha um detetive que deverá ir até a sacola e escolher um tema, cada reporter pode contar com 2 assistentes e juntos elaboraram as perguntas para o tema escolhido;

Step 3 - O reporter entrevista os colegas.

Exemplo: Tema: The Lost pencilcase:

Questions: When did you last see the Mariana's pencilcase?
                    What color is it?
                    What did you have inside the pencilcase?


2- Match the pictures

Nivel: Iniciante ao Avançado
Tempo: 20 minutos
Recursos: Sets com tiras de papel e gravuras ou objetos
Tópico: Vocabulário geral

Step 1 - Coloque em uma caixa ou em cima da mesa, tiras com as palavras que serão utilizadas (opostos, substantivos, adjetivos, verbos), na sala, esconda as gravuras previamente debaixo de carteiras, mesas, ou  mesmo coladas na parede com o lado oposto para que os alunos não possam visualizar.

Step 2- Em duplas, alunos escohem um grupo de palavras e devem associá-las com as gravuras, vence os alunos que completarem seu set.

Exemplo: Tema: Opposite Adjectives (Tall, short, young, old...)




3 - The GPS

Nivel: Básico
Tempo: 30 minutos
Recursos: Gravuras de estabelecimentos comerciais, venda para os olhos.
Tópico: Preposições e estabelecimentos comerciais, frases de orientação

Step 1 - Separe gravuras de estabelecimentos da cidade previamente estudados em sala:
 ( Supermarket, firestation, Park, Drugstore, School, Shoe store...) e preposições ( Next to, in front of, behind, besides...)


Step 2 - Essa atividade é melhor executada em uma sala grande ou leve os alunos para algum lugar aberto. Organize as gravuras no chão de maneira a formarem uma ou duas ruas com os estabelecimentos.


Step 3 - Em duplas, um aluno será o pedestre e outro o GPS, o pedestre deve estar vendado e seguir as orientações do GPS para chegar até o destino, vence quem chegar em menos tempo.

Exemplo: Diga a frase: You need to buy bread
                 O aluno pedestre deve estar vendado e girar 2 vezes;
                 O aluno GPS deve orientá-lo até o local:  Go straight,    
                 turn right, walk two steps, Stop! 
                 The place is the Bakery.


4 - The Crazy Talk

Nivel: Intermediário e Avançado ( Teens e Adultos)

Tempo: 30 minutos
Recursos: Gravuras diversas ou objetos
Tópico: Free Conversation


Step 1 - Dentro de uma sacola de pano (adoro elas!) coloque gravuras diversas ou pequenos obejtos (quanto mais diferentes melhor como: Grampeador, Baton, chiclete, giz de cera, escova de dente, espelho,brinco...)

Step 2 - Inicie em um círculo e diga que eles devem retirar um objeto da sacola e inserir no diálogo mas que faça sentido, quem não conseguir sai do círculo, o campeão é quem usar o mais número de objetos dentro do diálogo de forma coerente. 

Exemplo: It's Carnival and I'm going to Floriano.....(objeto: escova de dente), but before, I have to brush my teeth with my toothbrush...

Have fun!