quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Teachers' secret bag

  The teacher's secret bag:


Nós, English teachers temos que estar sempre buscando novas formas de ministrar nossas aulas e não sei vocês, mas na minha mala tenho um arsenal completo de "stuff" para desenvolver várias atividades a qualquer momento, it's my backup plan B, C, D...
So, dear teachers, algumas coisinhas não pode faltar no seu "arsenal":


a) BALL - ela serve para qualquer atividade ( Pass the ball, Toss the ball), as crianças adoram. As infláveis são as melhores, cabe em qualquer bolsa.

b) Teddy Bear - assim como a bola, também pode servir para as brincadeiras, nomear partes do corpo, contagens, descrever cores e muito mais.
 
c) Bubbles - praticar os números e cores com Bubbles não tem preço!

 
 d) Hour Glass - eu sei que é difícil encontrar, mas vale a pena, para as aulas de speaking em que os alunos devem falar sobre um tema, determinar o tempo é importante e eles acham super divertido "lutar contra o tempo".
 
    Apresentei somente alguns ítens. E você, dear teacher? Quais são suas armas secretas?
 
 
 
 
 
 

domingo, 22 de janeiro de 2012

First day of class - Let's sing!


 O primeiro dia de aula é o momento em que nos apresentamos aos alunos e mostramos o quanto nossa disciplina é THE BEST! E também é o momento de criar vínculos de amizadades com nossos students.Então, que tal começar com música?

Jack Johnson é perfeito, a música "We're going to be friends", fala sobre o primeiro dia de aula, a construção da amizade. 

My personal  tips:

1 - Com as turmas maiores levo a letra da canção e aproveito para fazer uma review acerca do vocabulário e tempos verbais.

2 - Com os pequenos, apresento o vídeo (eu fiz o meu próprio, pois não achei nenhum na net que eu gostasse) - conversamos sobre as imagens apresentadas e ao som do violão aprendemos a cantar.


sábado, 21 de janeiro de 2012

Class planning



As férias estão chegando ao fim, é hora de começar a organizar nosso material, aulas e projetos. E a palavra de ordem é planejar. Yes, dear teachers, como diz o professor Isaque Folha em sua canção: "...Planejamento torna o homem mais brilhante".

“O planejamento é um processo ininterrupto, processual, organizador da conquista prazerosa dos nossos desejos onde o esforço, a perseverança, a disciplina são armas de luta cotidiana para a mudança pedagógica.” (Madalena Freire)

                    So, alguns aspectos precisamos considerar:

1 - Background knowledge (adoro essa palavra!) - precisamos saber o que nossos alunos já sabem. 
2 - Objetivo do ensino da lingua inglesa na sua escola
3 - Quais recursos estão disponíveis
4 - Quantidade de aulas semanais
5 - Métodos, técnicas e procedimentos 
6 - Bibliografia necessária - separar todo material de apoio para ajudá-lo e facilitar seu planejamento.


My tips: Eu sempre começo colocando todos os meus livros de apoio na mesa, alguns deles estão aí, nos meus favoritos (à direita), mas também busco informações na net.


De acordo com Lilian Itzicovitch, em seu livro: Inglês é 10!, algumas características de um bom planejamento são:


* Considerar as necessidades e realidades dos alunos
* Ser flexível
* Ser claro e preciso





Outro aspecto que não podemos deixar de lado é estar sempre se atualizando, reciclando, trocando experiências e descobertas. O professor de hoje deve possuir várias ferramentas para facilitar seu trabalho e garantir uma aprendizagem significativa. Observe a imagem:

   

What kind of teacher are you? Are you ready? Do you have all the necessary tools?
 

domingo, 8 de janeiro de 2012

Hollywood English

Uma ferramenta indispensável para quem estuda inglês vem do cinema, esse poderoso aliado pode fazer muito por você - Check this out:

1- Estar atualizado - nos filmes, os roteiristas preparam cuidadosamente os diálogos para serem compreendidos por todos e fazem uso do "Everyday English"- rico em expressões e gírias.

2 - Ouvidos afiados - Quem assiste filme com áudio e legenda em English, ouve melhor e quem ouve melhor, fala melhor. Além da diversidade de sotaques a qual ficamos expostos, pois temos filmes e atores de vários países falantes de inglês. (Falaremos sobre English around the world em breve- stay tune!)

3 - Culture, baby! - Assistindo filmes você conhece um pouco mais da cultura de outros povos, hábitos, festas típicas e belas cidades. Me lembro do filme "The Lake House" em que o personagem do Keanu "cute" Reeves, leva a personagem da Sandra Bullock para conhecer a cidade de Chicago através de suas cartas e um mapa.

Some slangs  and expressions for you: 

                                                      Film: Mean Girls (2004)

These are expressions were taken from the girls phone conversation. Read and then listen:

a) To drive someone's nuts - Endoidecer, encher o saco - " Don't invite Gretchen, she's driving me nuts"

b) To get rid of - Livra-se de alguém/algo - " ...I know! Just get rid of her!"

c) Annoying - Chato(a) - "...Oh, my Gosh, she's so annoying."





(fonte: my researches)






                         Film: The Devil wears Prada (2006)

a) Slender - magra - "Do you know why I hired you? I always hire the same girl. Stylish, slender..."

b) Take a chance - arriscar - "...I said to myself, " Go ahead, take a chance. Hire the smart fat girl. I had hope"




(fonte: my researches)



             Film: The Fast and the furious 4 (2009)

a) Newbie - novato, iniciante - "He's a newbie in this shooter games"

b) Sloppy - malfeito, feito de forma grosseira (refere-se à algum trabalho ou tarefa) - " You guys are doing a very sloppy job here"

c) Broad - garota - "There are lots of pretty broads in this neighborhood"






(Fonte: O inglês das estrelas de Hollywood - Christiano Anderson Barretto - Campus Ed. - 2010)


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Por que mesmo tenho que aprender inglês?

Conheço muita gente que diz "eu queria falar inglês...", mas nunca realiza e aí vem as seleções de mestrado, as oportunidades de bolsa de estudos fora do país e muita gente me procura para aprender inglês em 24horas.

Queria eu ser Jack Bauer, o famoso agente da CIA que salva o mundo em um dia, mas infelizmente...Então aqui vai uma pequena lista explicando porque você deve estudar inglês e logo! 

1- Você atrasa a aparição de sintomas de demencia! - segundo estudos realizados pela Universidade de Toronto no Canadá, constataram que pessoas bilingues demoram a apresentar sintomas de de Alzheimer, por exmplo, pois estão sempre literalmente "movimentando" o cérebro.

2 - Money, Money! - Falar inglês é primordial e a chave para se trabalhar em grandes empresas. Os falantes de outros idiomas podem ter aumento de até 30% a mais.

3 - Você já fala inglês! - Sim! Todo mundo fala inglês todos os dias, pelo menos umas 10 palavras, faz parte do mundo globalizado, antenado, moderno.

Mas não esqueça: Não existem fómula mágica, livro, site ou curso que vá lhe deixar falando inglês do dia para noite. Aprender uma língua requer dedicação, prática, humildade e perseverança. Assim , você pode dominar a comunicação em língua inglesa e ganhar o mundo.







domingo, 1 de janeiro de 2012

Oba! Férias!!!

Hello, dear teachers and students!

Finalmente alguns diazinhos para a gente relax a little. Mas não é por isso que vamos parar de aprender e nos atualizar, só que agora dá pra fazer de forma mais tranquila. Eu adoro assistir filmes e ler, foi o que escolhi para meus dias livres. Deixo aqui algumas dicas não somente na área pedagógica, mas também para nos divertir, viajar e aproveitar. Enjoy yourselves!

BOOKS:

Marina
Editora: Objetiva
Na Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940.
(Fonte: livrariasaraiva.com.br) - Começei, parece interesante.


4 de Julho


Editora: Arqueiro

Uma policial exemplar. A tenente Lindsay Boxer não podia vacilar: era matar ou morrer. Ela estava na mira de uma arma. Se não puxasse o gatilho da sua pistola, a Polícia de São Francisco perderia um dos seus melhores oficiais..
(Adorei! Suspense e ação do começo ao fim.)
(fonte: livrariasaraiva.com.br)

Inglês é 11!
Autora: Lilian Leventhal Itzicovitch
Editora: Disal editora

Um guia prático destinado a professores de inglês para crianças de 6 a 10 anos de Fundamental 1 ou de Institutos de Idiomas. Aborda entre vários pontos importantes: os aspectos sociais, emocional e lingüístico da criança; o desenvolvimento da leitura e escrita com práticas dirigidas.

(Esse é meu livro de cabeçeira, tem dicas, jogos, músicas, atividades práticas para nós que trabalhamos com essa faixa etária. Aqui em Teresina é praticamente impossível encontrar esse livro, trust me, já fui em todas as livrarias, então só pela net ou aproveite se você viajar para adquiri-lo, vale muito a pena)
(fonte: disal.com.br)

Como usar a música em sala de aula
Autor: Martins Ferreira
Editora: Contexto

Este livro foi desenvolvido com o intuito de capacitar o professor na utilização deste surpreendente veículo de comunicação que é a música. Com exercícios e muitos exemplos práticos, este livro serve como um guia para atividades com música desenvolvidas em todas as disciplinas. Fundamental para professores e educadores que desejem trazer a criatividade e o prazer musical para a sala de aula, ampliando o horizonte de seus alunos e garantindo um aprendizado mais criativo e duradouro. E para nós professores de inglês é simplemente fundamental usar a música em sala. Esse livro deve ficar na cabeçeira!

(fonte:  http://www.editoracontexto.com.br)


MOVIES

 
AT THE MALL:

MISSON IMPOSSIBLE - GHOST PROTOCOL - sou suspeita para falar, pois adoro filmes de ação, neste 4º filme da franquia, Tom Cruise mantem o padrão do original (vários membros, cada um com uma função), mantem o suspense e cenas de ação fantásticas. Destaque para a escalada no prédio mais alto do mundo em Dubai, a torre Burj Khalifa com 828 metros, freakin' awsome!

AT HOME:

Título original: (Dear John)

Lançamento: 2010 (EUA)

Direção: Lasse Hallstrom 
Atores:  Channing Tatum, Amanda Seyfried.



Ok, I'm not a big fan of romance, but I kinda like this one, although I would have waited for Jonh forever! Savannah wasn't strong enough to wait for him. Channing is very good as a dramatic actor. I'll give him a 10.